A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST), convoca servidores docentes e técnico-administrativos ativos da UFPB, que já tenham completado um ano de investidura no cargo, para a realização de exames médicos periódicos.
Serão oferecidos exames oftalmológicos e emissões de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Além desses, exames de sangue, fezes, urina, citológico e mamografias também poderão ser realizadas. As mamografias serão feitas nas Unidades Móveis Amigos do Peito.
Para a realização das avaliações oftalmológicas, clínicas e mamografias será necessário agendamento prévio junto à MedNet, empresa contratada, por licitação, para o serviço, por meio do telefone: (83) 3023-4071.
Os servidores docentes e técnico-administrativos do CCHSA, em Bananeiras, serão os primeiros convocados, seguidos pelo CCA, em Areia. As pró-reitorias, os centros acadêmicos e as unidades administrativas do Campus I, assim como os servidores do CCAE (Rio Tinto e Mamanguape), serão chamados em seguida.
Direito
O exame médico periódico é um serviço gratuito e um direito do servidor público, previsto em legislação. Com a expectativa de convocar todos os servidores ativos até novembro de 2017, o objetivo é identificar e tratar agravos na saúde do servidor, provenientes ou não de seu ambiente de trabalho ou da atividade exercida.
Além da importância na detecção precoce de doenças e da promoção da saúde individual, os resultados dos exames contribuirão para o traçado do perfil epidemiológico, fornecendo dados para direcionar políticas e ações voltadas à saúde do servidor na UFPB.
Em geral, os exames deverão ser repetidos a cada dois anos, mas há situações em que a periodicidade será menor. Para servidores com idade superior a 45 anos, por exemplo, o intervalo será anual. Já os portadores de doenças crônicas e aqueles que operam com raios-X poderão realizá-los semestralmente.
Para mais informações, acesse: http://www.progep.ufpb.br/node/1857
Fonte:
ACS - Lis Lemos