A sigla SGDCom significa Sistema de Gestão de Desempenho por Competências. Trata-se de um sistema para a gestão do desempenho dos servidores técnico-administrativos e docentes em função gerencial, constituído por quatro processos interligados: planejamento, avaliação, validação e acompanhamento (Ciclo P.A.V.A.)
A gestão de desempenho é processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais.
A Divisão de Gestão do Desempenho, vinculada a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, é a unidade responsável pelo Sistema de Gestão de Desempenho por Competências (SGDCom) da UFPB. Conheça os canais de atendimento:
SIGRH: Menu servidor> Solicitações> Solicitações eletrônicas
- E-mail: avaliacao@progep.ufpb.br
- Telefone: (83) 3216-7722; 3216-7284.
O Estágio Probatório é o período de 36 meses de efetivo exercício (Art. 41 C.F. ver EC nº 19/98), durante o qual são apurados os requisitos necessários à estabilidade do servidor no cargo para o qual foi nomeado. Durante o Estágio Probatório, a aptidão e a capacidade do servidor para o desempenho das atribuições do cargo serão objeto de avaliação em que se contemplam os fatores previstos no artigo 20 da Lei n° 8.112/90:
- assiduidade
- disciplina
- capacidade de iniciativa
- produtividade
- responsabilidade
O programa de avaliação do Estágio Probatório dos servidores Docentes da UFPB esta regulamentado pela Resolução CONSUNI 05/1999, clique aqui e conheça. O programa de avaliação do Estágio Probatório dos servidores Técnico administrativos da UFPB atualmente esta regulamentado pela Resolução CONSUNI 10/2006, clique aqui e conheça.
A Progressão por Mérito (Progressão Vertical), conforme artigo 10 da Lei nº 11.091/2005, é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente na estrutura do Plano de Carreira, observado o respectivo nível de capacitação. Para progredir, o servidor deve atender dois requisitos:
- Possuir ciclos de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício (a contagem de tempo, inicia-se a partir da data de posse do servidor);
- Apresentar resultado fixado em programa de avaliação de desempenho.