Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XVI Semana do Servidor celebra dedicação no serviço público
conteúdo

Notícias

XVI Semana do Servidor celebra dedicação no serviço público

publicado: 01/11/2023 15h14, última modificação: 01/11/2023 16h50

Com o slogan “Transformando desafios e celebrando dedicação”, a programação desta edição incluiu caminhadas e passeios ecológicos, oficinas, palestras, torneios esportivos, feiras de artesanato e de gastronomia, além de ações de saúde e qualidade de vida.

A abertura oficial aconteceu no Campus I em João Pessoa, no dia 23 de outubro, no auditório da Reitoria, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB (Osufpb), com a participação do contrabaixista e cantor Xisto Medeiros. A mesa que abriu o evento contou com a presença do reitor Valdiney Gouveia; da vice-reitora Liana Filgueira; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia de Faria Pereira; do coordenador da Coordenação de Processos de Gestão de Pessoas, Fagner Oliveira; da assessora da Atplan, Raiane Pereira; e do coordenador da Divisão de Legislação e Controle de Processos (DLCP) , Adynaer Geraldo Maia da Silva.

Na ocasião, também foi realizada uma homenagem aos servidores aposentados, então representados por Antônio de Pádua Pereira, técnico em contabilidade que trabalhou na UFPB por 47 anos e 4 meses; e Eneide Nóbrega Duarte, que atuou por 52 anos na UFPB, tanto como bibliotecária, quanto como docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A manhã foi encerrada com sorteio de brindes e com um coquetel oferecido por parceiros. Os servidores também puderam adquirir produtos da feirinha de artesanato e gastronômica no hall da Reitoria.

À tarde ocorreu o lançamento da cartilha “Assédio Moral na universidade”. Participaram da mesa a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia de Faria Pereira; o procurador federal da Procuradoria Jurídica da UFPB, Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira; o ouvidor-geral da UFPB, Hermann Atila Hrdlicka; o médico psiquiatra, Sillas Duarte de Melo; e a psicóloga da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde da CQVSST, Jannine Jolanda Araújo Diniz.

A cartilha, elaborada pela ATPLAN, é uma ação estratégica da qualidade de vida. O seu principal objetivo é conscientizar as pessoas que trabalham na Universidade Federal da Paraíba (TAES, docentes, terceirizados e estagiários) sobre o assédio moral e torná-las capazes de prevenir, divulgar e combater as práticas de assédio no ambiente institucional de trabalho.

Atividades esportivas e ações de qualidade de vida no Campus I - João Pessoa

No início da noite da segunda-feira (23) foram iniciadas as competições esportivas da Semana do Servidor, no ginásio da UFPB, no Campus I. Ao todo, 24 equipes inscreveram-se para os torneios de vôlei misto, futsal feminino e futsal masculino. Destaca-se que foi a primeira vez que houve torneio de vôlei durante a Semana do Servidor da UFPB. As disputas foram encerradas na sexta-feira (27).

A final do vôlei foi decidida entre a equipe SINFRA, da Superintendência de Infraestrutura, contra a Super Sapiens Team, formada por servidores da Procuradoria Jurídica. Por dois sets a zero, a SINFRA sagrou-se campeã na modalidade.

Já no futsal feminino, as Progepeiras, composto por jogadoras da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, enfrentaram os Cactos do CCHLA, time do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. O jogo terminou no zero a zero e a disputa foi decidida nos pênaltis. As Progepeiras levaram a melhor e conquistaram o bicampeonato.

No futsal masculino, o embate foi entre os kCTeiros, do Centro de Tecnologia, e o Tambor FC CCAE, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação. O jogo terminou empatado no 2x2. Na disputa dos pênaltis, os kCTeiros venceram a premiação.

Todos os(as) jogadores(as) que ficaram em primeiro e segundo lugar nas três modalidades receberam medalhas e troféus, entregues pela vice-reitora Liana Filgueira, pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia de Faria Pereira e pelo coordenador da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Cláudio Augusto Alves.

 

 

 

Ainda na programação da Semana do Servidor, na quarta-feira (25), no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) e Centro de Tecnologia, em Mangabeira, foram realizadas uma feirinha de artesanato e de gastronomia, além de ações de saúde e qualidade de vida.

 

Já na quinta-feira (26), cerca de sessenta servidores do campus do Castelo Branco participaram de uma caminhada ecológica pelas áreas verdes da unidade, guiados pelo professor Mateus David Finco, do Centro de Educação (CE). Na sexta-feira (27), no encerramento da XVI Semana do Servidor, em João Pessoa, os servidores receberam serviços de estética como limpeza de pele, cortes de cabelo e massagem, além de orientações odontológicas e sobre o câncer de mama. 

 

  

Oficina de drinks e maquiagem marcaram a Semana do Servidor no Campus II (CCA/Areia)

Os servidores do Campus II da UFPB, localizado em Areia, tiveram dois dias de programação. Na manhã da quinta-feira (26) foram recepcionados com um café da manhã, seguido de uma caminhada pelo Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, uma reserva ecológica situada na comunidade Chã do Jardim, a 9 km da cidade.

Ainda pela manhã os servidores participaram da palestra “Cultura organizacional e combate ao assédio: construindo uma rede de proteção”. O evento contou com a presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cássia de Faria Pereira; do diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Manoel Bandeira; do coordenador da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Cláudio Augusto Alves; do ouvidor-geral da UFPB, Hermann Atila; e dos psicólogos do Centro de Atendimento Médico, Odontológico e Psicossocial (CAMOPS), Camila Tenório e Izak Alves.

A tarde da quinta-feira também foi marcada por uma oficina de drinks. Os facilitadores Jéssica Ribeiro, Jheyson Dantas, Katilania da Silva, Astrilde Estevam e Emily Dutra ensinaram os participantes a preparar variações de drinks com café, com e sem álcool, xaropes e o uso de frutas, flores e outras especiarias para produzir bebidas. Na sexta-feira (27) foi oferecida uma oficina de automaquiagem, com a facilitadora Cristiane Ribeiro da Silva.

  

Servidores do Campus III (CCHSA/Bananeiras) e do Campus IV (CCAE/Rio Tinto e Mamanguape) participaram de atividades ecológicas

Para os servidores do Campus III, em Bananeiras, a manhã da terça-feira (24) foi de aventura em um passeio ecológico no Eco Parque Angicos. O empreendimento fica localizado na zona rural, distante apenas 9 km do centro da cidade.

Os participantes tiveram acesso às atrações radicais da fazenda como as tirolesas secas de 250 metros de altura, as tirolesas molhadas de 190 metros, bolhas d’água e circuitos de arvorismo. Também participaram servidores do campus I e do campus II

Já em Rio Tinto/Mamanguape, os servidores do Campus IV comemoram o Dia do Servidor Público com uma excursão ao Recanto do Lazer. Localizado na zona rural de Santa Rita, o espaço conta com piscinas naturais, rio de águas minerais, caminhadas aquáticas, caminhadas ecológicas, cascatas, toboágua, quiosques, churrasqueiras, serviços de bar e restaurante.

  

Parceiros da XVI Semana do Servidor

Além dos servidores lotados na Progep, a XVI Semana do Servidor contou com a colaboração de parceiros como Sicredi Creduni, Santander, Geap Saúde, Uniodonto, The Body Shop, Fecomércio e a Unimed.

Para organizar o evento foi criada uma comissão composta por servidores, presidida pela assessora da Atplan, Raiane Pereira. A programação dos campi do interior foi coordenada pelos servidores Lourival Gomes da Silva Júnior (Campus II), Richélita do Rosário Brito Casali (Campus III) e Gilkaline Meireles Pereira de Lucena (Campus IV).

 

***

Texto: Marcella Machado
Edição: Moácia Cavalcante
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação/Ascom