Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2026
conteúdo

Notícias

Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2026

publicado: 09/10/2025 11h56, última modificação: 09/10/2025 11h56

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) tem como finalidade identificar e planejar as ações de capacitação e desenvolvimento necessárias ao alcance dos objetivos institucionais dos órgãos e entidades que integram o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

Em conformidade com o Decreto nº 9.991/2019 e a Instrução Normativa nº 21/2021, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) e da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), consolidou as demandas de ações de desenvolvimento encaminhadas pelas unidades administrativas e acadêmicas da UFPB — incluindo centros, pró-reitorias e unidades suplementares. Como resultado desse processo, foram identificadas 190 demandas, que compõem o PDP 2026 da Universidade.

Conforme a legislação vigente, o PDP 2026 deve contemplar todos os afastamentos previstos para início no respectivo ano, bem como as ações de capacitação promovidas pela PROGEP.

Para solicitar afastamentos ou licença para capacitação, os servidores deverão anexar ao processo a linha correspondente do PDP 2026 que justifica a demanda, conforme orientações disponíveis no Manual do Servidor.

Desse modo, enquanto aguarda a devolutiva do PDP pelo Portal SIPEC — etapa prevista no Guia de Elaboração do PDP 2026 —, a PROGEP divulga provisoriamente as necessidades identificadas, de forma a viabilizar a tramitação de processos de afastamento de docentes para o exterior.