Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novembro Azul
conteúdo

Notícias

Novembro Azul

publicado: 20/11/2023 10h02, última modificação: 20/11/2023 10h02

Em todo o mundo, o mês de novembro é marcado por uma campanha de conscientização com foco especial voltado à saúde dos homens. O objetivo é informar e sensibilizar a população masculina em relação à importância de cuidar da saúde como um todo e incentivar a realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata. Por falta de informação, preconceito e até vergonha, muitos homens negligenciam a própria saúde e deixam de fazer exames que podem detectar o câncer a tempo de curá-lo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina. Na fase inicial, não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns incluem: vontade de urinar frequentemente, acompanhada de dificuldade ou redução do jato urinário, presença de sangue na urina e disfunção erétil.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que auxilia no diagnóstico precoce da doença, bem com o toque retal, que permite ao médico avaliar a presença de nódulos suspeitos na glândula.

Durante todo o mês de novembro, as Unidades de Saúde da Família da prefeitura municipal de João Pessoa realizarão exames de rotina e disponibilizarão a solicitação de exame PSA, encaminhamentos para especialistas, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, práticas integrativas e complementares à saúde do homem, relaxamento, palestra sobre câncer de próstata, rodas e conversa e atividades educativas de prevenção. O cronograma das atividades pode ser acessado através do site https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/prefeitura-de-joao-pessoa-realiza-atividades-de-promocao-a-saude-do-homem/.

O Hospital Napoleão Laureano também realizará mil testes gratuitos do exame PSA. Os interessados que desejarem fazer o rastreamento do câncer de próstata, devem ligar para o número (83) 3015-6296 para realizar o agendamento, nos dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS) destaca a necessidade do cuidado integral à saúde e recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo para que procurem o serviço de saúde o mais breve possível.