Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Março Lilás na UFPB

Março Lilás na UFPB

publicado: 04/03/2024 14h26, última modificação: 04/03/2024 14h28

UFPB promove campanha Março Lilás para o combate ao Câncer de Colo do Útero

O mês de março marca um período de maior atenção à saúde da mulher: a campanha Março Lilás. A iniciativa é dedicada à sensibilização e combate ao câncer de colo do útero, problema de saúde pública que afeta significativamente a qualidade de vida das mulheres em todo o mundo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 17 mil novos casos de câncer de colo do útero no triênio de 2023 a 2025, sendo este o terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres no Brasil e segundo mais incidente em mulheres na região norte e nordeste.

A detecção precoce desse tipo de neoplasia é feita através do exame de Papanicolau, também conhecido como exame preventivo do Câncer de Colo do Útero. Diante disso, neste mês serão ofertados exames preventivos para todas as mulheres (servidoras e estudantes) da UFPB. Os agendamentos podem ser realizados a partir do dia 1º de março e durante todo o mês na recepção do CRAS clínico, onde também acontecerão as coletas às quartas-feiras. As consultas após emissão dos resultados dos exames acontecerão no Espaço Saúde do Servidor da PROGEP. Todas as orientações serão repassadas às interessadas no momento do agendamento.

Essa ação é uma iniciativa do Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS/CCS), da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CQVSST/PROGEP), também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), Departamento de Fisiologia e Patologia (DFS/CCS), Centro Profissional Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) e Coordenação de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

Texto: Lourival Gomes
Arte: Luciana Furtado