Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Nacional da Saúde
conteúdo

Notícias

Dia Nacional da Saúde

publicado: 02/08/2022 16h25, última modificação: 02/08/2022 16h25

O dia 05 de agosto foi designado como o Dia Nacional da Saúde. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultraprocessados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.

As Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e as dislipidemias, representam importantes fatores de risco para o aumento dos eventos cardiovasculares que podem trazer consequências importantes para a qualidade de vida das pessoas e até mesmo a morte. Ressaltamos, que em tempo da Pandemia pelo corona vírus essas doenças contribuíram significativamente para complicações respiratórias sendo responsáveis pelo aumento no número de internações em Unidade de Terapia Intensiva e óbitos.

Desta forma, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS), reafirmando o seu compromisso com a saúde dos servidores da instituição, convida os(as) servidores(as), que são acometidos por esses transtornos, a efetuar o cadastro no Projeto Viver Melhor, com a finalidade de dimensionar o quantitativo e implementar ações que possam reduzir e/ou eliminar os fatores de risco, bem como promover ações que proporcione uma vida mais saudável e, assim, amenizar as consequências psicofisiológicas nesses indivíduos.

O cadastro é oferecido para servidores técnico-administrativos em educação e docentes. Para cadastra-se, você terá que preencher um formulário online e aguardar o contato da equipe da DQVS.

Formulário