Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > UFPB vai contratar mais 40 professores visitantes

UFPB vai contratar mais 40 professores visitantes

Profissionais terão o papel de melhorar indicadores de pesquisa e pós-graduação

publicado: 28/05/2019 12h02, última modificação: 28/05/2019 12h02

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai contratar mais 40 professores visitantes, de nacionalidade brasileira e estrangeira, de todas as áreas do conhecimento.  A submissão de propostas dos Programas de Pós-graduação para as direções dos Centros de Ensino deve ocorrer até 14 de junho.

Esta é a primeira etapa da chamada interna, lançada em 24 de maio. As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto que especifique, entre outros quesitos, a necessidade da contratação, o perfil do professor visitante, o impacto esperado para o desenvolvimento acadêmico-científico institucional, incluindo objetivos de internacionalização da UFPB, e o potencial do visitante na captação de recursos oferecidos por agências nacionais e internacionais.

A avaliação das proposições será feita por uma comissão de docentes externos, composta para esse fim, nomeada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O resultado preliminar será anunciado em 19 de junho.

Para as propostas aprovadas, haverá segunda etapa, que será a seleção de candidatos pelos PPGs e Centros de Ensino, por meio de processos seletivos simplificados para a contratação de professor visitante.

Os editais específicos e bilíngues (português e inglês) serão publicados pela Progep, considerando o curriculum vitae dos candidatos, indicadores de mérito acadêmico-científico e outros critérios estabelecidos pelos colegiados departamentais. A publicação desses editais está prevista para 15 de julho e a divulgação do resultado final preliminar em 22 de agosto.

Esta é a segunda chamada pública interna da UFPB para contratação de professores visitantes. A primeira foi divulgada em 4 de abril do ano passado e admitiu 77 docentes. Esses profissionais permitirão a reestruturação e consolidação do banco de professor equivalente da instituição, elevação do conceito dos Programas de Pós-graduação, reforço no processo de internacionalização da universidade e ajuste definitivo dos calendários acadêmicos da graduação.

A iniciativa envolve a ação conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Graduação e de Gestão de Pessoas da UFPB.

Fonte: Pedro Paz | Ascom/UFPB