Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > UFPB saúda comunidade universitária no retorno às aulas

UFPB saúda comunidade universitária no retorno às aulas

publicado: 03/02/2020 17h06, última modificação: 03/02/2020 17h23

A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou nesta sexta-feira (31) uma mensagem de boas vindas para os professores, técnicos-administrativos e estudantes, no retorno das aulas que dão continuidade ao período letivo 2019.2. A mensagem, assinada pela reitora Margareth Diniz e equipe, reafirma compromissos institucionais da Universidade com a procura pela excelência acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. Destaca ainda, os resultados alcançados pela UFPB nos últimos anos. Veja a mensagem:

MENSAGEM À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Professores, técnico-administrativos e estudantes sejam novamente bem vindos!

Voltamos das férias com a mesma capacidade de criação e de compromisso institucional que têm feito a diferença no trabalho que vimos realizando juntos pela UFPB.

Temos repetido que a UFPB é a soma do melhor que somos. E também que o melhor e mais importante bem da instituição são as pessoas.

Assim, os resultados inquestionáveis que alcançamos nos campos acadêmico e administrativo são frutos naturais do trabalho coletivo de professores, técnico-administrativos e estudantes, guiado por um plano de desenvolvimento institucional, cuja condução segura e harmoniosa da Administração Superior e demais Dirigentes nas diversas instâncias da instituição potencializa e garante a oferta de serviços de excelência à população paraibana.

Os registros do que vimos fazendo juntos podem ser vistos nos documentos UFPB EM NÚMEROS-2012/2018, AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2019 e PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2019/2023.

Então, reafirmamos: é a força do conjunto que nos coloca no lugar de destaque que merecemos, com reconhecimento público interno e externo. Inclusive, com importante inserção internacional, que é marca desse Reitorado. E isto quem faz é gente como a gente, com o compromisso institucional que nos une.

Assim, mesmo com as restrições orçamentárias dos últimos anos, a UFPB tem demonstrado inquestionável capacidade de trabalho e de resistência em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade elevada, fato que tem lhe garantido uma significativa inserção social.

Desse modo, dentre outros avanços, ocupamos o 1º lugar no Brasil em registro de patentes. Resgatamos 20 milhões de recursos do CTINFRA/FINEP/UFPB para projetos aprovados ainda no ano de 2010/11.

Como reforço aos Programas de Pós-Graduação e à internacionalização foram contratados 100 professores visitantes. Criamos a Agência de Cooperação Internacional (ACI-UFPB), para potencializar ainda mais um conjunto sistêmico de iniciativas desenvolvidas nessa área com o objetivo de consolidar e nos inserir de forma definitiva internacionalmente.

Nesse ritmo, a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) colocou-nos numa posição de destaque dentre as universidades, com vários cursos com nota 5. A nossa política de capacitação e qualificação reforçou um quadro de profissionais de elevado nível. Temos, hoje, 81% de docentes doutores e 58% de técnico-administrativos com pós-graduação, o que garante a marca da excelência e faz reconhecido o nosso trabalho, dando-nos a satisfação de pertencimento e autoestima.

Portanto, são esses fatores, somados à força intelectual acumulada da nossa Instituição, que têm sido fundamentais para o sucesso da nossa instituição no desenvolvimento do ensino, da pesquisa, de extensão e da inovação tecnológica. E que têm também garantido a oferta de arte, de cultura, de serviços hospitalares, de educação básica e de outras tantas ações à sociedade paraibana.

Por essas razões, diante dos desafios e das perspectivas postas, reafirmamos que o caminho a ser seguido deve ser o da unidade em defesa da UFPB e da educação pública superior no nosso país.

Assim, com a alegria e orgulho pelo trabalho que realizamos todos os dias, acreditamos ser esse o espírito que deve nos impulsionar agora e sempre no sentido de consolidar a excelência acadêmico-científica e administrativa da UFPB.

É isso que tem mantido a Universidade viva, inclusiva, democrática, gratuita e socialmente comprometida.

Estamos juntos!

Margareth Diniz e Equipe