Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Progep unifica e apoia as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul

Progep unifica e apoia as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul

publicado: 29/10/2019 18h03, última modificação: 29/10/2019 18h03

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, unifica as campanhas Outubro Rosa que é de conscientização ao câncer de mama e Novembro Azul que é dedicada a conscientização ao câncer de próstata. Pensando no bem estar e saúde dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFPB, a Progep traz informações sobre a importância da prevenção, pois os casos diagnosticados precocemente são tratados de maneira menos agressiva e apresentam maior probabilidade de cura.

O Câncer de Mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A redução do risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:

• Praticar atividade física regularmente;

• Alimentar-se de forma saudável;

• Não fumar;

• Ter o peso corporal adequado;

• Não ingerir bebidas alcoólicas;

• Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Verifica-se um aumento na taxa de incidência deste tipo de câncer no país, o que pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, melhorias nos sistemas de informação e aumento na expectativa de vida. (INCA, 2019).

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce do câncer eleva a probabilidade de cura. Os homens devem ficar atentos aos sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e; mesmo sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis, devem procurar um proctologista para consulta e possível rastreamento, por meio da realização de exames de rotina (geralmente toque retal e dosagem de PSA, a partir dos 50 anos de idade).

No dia 30 de outubro, no Hall da Reitoria, a pró-reitoria promoverá o Dia D Outubro Rosa/Novembro Azul, dentro da programação da 12ª Semana do Servidor, com atividades de saúde, beleza e bem estar aos servidores e orientações sobre aos cânceres de mama e próstata.

Fonte: ACS Progep| Hannah Barbosa