Notícias
PROGEP apoia Campanha de Combate ao Tabagismo
No dia 29 de agosto é comemorado o dia Nacional de Combate ao Fumo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho/Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (CQVSST/DQVS), apoia a campanha de combate ao fumo para servidores da UFPB.
As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo.
Benefícios
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:
-
Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
-
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
-
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
-
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
-
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
-
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
-
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
-
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Compreendendo a importância da campanha a PROGEP realiza o trabalho de sensibilização e divulgação de informações sobre o tratamento para quem deseja parar de fumar.
Confira alguns materiais informativos disponibilizados pelo INCA:
Fonte: ACS PROGEP | Hannah Barbosa