Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > O Mundo Pede Saúde Mental!
conteúdo

Notícias

O Mundo Pede Saúde Mental!

publicado: 06/01/2022 14h51, última modificação: 06/01/2022 14h54

O mês de janeiro é marcado pela campanha de conscientização intitulada “Janeiro Branco” e tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Criada no ano de 2014, em janeiro de 2022 a Campanha Janeiro Branco chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%).

Um outro estudo desenvolvido pelo FIOCRUZ e outras seis universidades nacionais concluíram que enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.

Uma pesquisa realizada pela UERJ demonstrou que casos de depressão dobraram no período de quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo Coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social. Além disso, estudos produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países concluíram que, com a pandemia do COVID-19, antigas necessidades da Saúde Mental viraram ‘emergências públicas’. 

Baseado no exposto acima e sempre preocupada com a saúde mental dos servidores técnico-administrativos e docentes, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS), manteve os atendimentos realizados pela equipe de saúde mental, até o momento no formato on-line e presencialmente apenas os estritamente necessários. No ano que se inicia, os atendimentos passarão a ser ofertados na modalidade híbrida, presencial ou à distância, a depender do caso e do interesse do servidor.

Além disso, a Progep destaca que retomará o grupo formando durante a semana do servidor na oficina de “Saúde Mental, um cuidado em grupo", conduzida pelo psiquiatra Rogério Nitsch. Os participantes receberão e-mails até a segunda quinzena de janeiro. As vagas remanescentes serão preenchidas a partir dos e-mails enviados automaticamente aos servidores.

Em busca de Saúde Mental, clique aqui e saiba onde buscar ajuda.

Fique atento à sua saúde mental e procure ajuda!

Fontes:

https://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sobre-a-ans/6138-janeiro-branco-sinal-de-alerta-para-a-saude-mental
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huol-ufrn/saude/coronavirus-covid-19/procedimentos/CartilhaJaneiroBranco.pdf
https://portalamm.org.br 
https://agenciabrasil.ebc.com.br› saude › noticia › janeiro.