Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho

Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho

publicado: 27/07/2021 00h00, última modificação: 27/07/2021 10h29

Hoje, 27/07/2021 é o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho e a PROGEP tem centenas de motivos para comemorar!

É que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Segurança do Trabalho (DIST), em parceria com a Reitoria, já mantém em curso uma série de atividades que visam capacitar mais de 1700 servidores nas áreas de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e abandono de área, que atuarão como brigadistas de incêndio e emergência da universidade. As Brigadas serão parte integrante e essencial do conjunto de ações que a UFPB mantém em prol da segurança dos campi e dos seus servidores, alunos e terceiros.

O uso cada vez mais frequente de equipamentos eletroeletrônicos, a presença de mobiliário produzido com materiais sintéticos e o sub-dimensionamento dos sistemas elétricos são alguns dos fatores que colaboram para o início dos incêndios e por isso o papel dos brigadistas é tão importante: são eles que atuam de forma preventiva ou corretiva minimizando os danos ao patrimônio, às pessoas e ao meio ambiente em casos de incêndio ou emergências.

As Brigadas da UFPB serão formadas de acordo com a NBR 14276 e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e os servidores estarão aptos a atuar na prevenção de incêndios e acidentes, no combate a princípios de incêndio, no abandono de área de forma segura, em atendimentos básicos de primeiros socorros, dentre outros.

De forma complementar, há também em execução serviços de dimensionamento, instalação e manutenção de extintores.

É importante lembrar, porém, que as Brigadas e os brigadistas precisam da colaboração de todas as pessoas que fazem parte da UFPB.

Prevenir acidentes no trabalho é um direito à vida e um dever de todos! Juntos somos mais fortes!

Saiba mais em:

https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-atualiza-normas-de-seguranca- do-trabalho-e-planeja-acoes-para-implantacao-de-novas-brigadas-de-incendio- e-emergencia