Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

publicado: 19/02/2021 18h15, última modificação: 19/02/2021 18h19

A dependência química (drogas lícitas ou ilícitas) é caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. As causas são multifatoriais e as consequências afetam a saúde biopsicossocial do sujeito. O uso abusivo de drogas perpassa as diversas classes sociais, faixas etárias, gênero, cor, constituindo-se em um problema de saúde pública em escala internacional.

No dia 20 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo da campanha é dar evidência à problemática das drogas, a partir do alerta e conscientização da população sobre os malefícios decorrentes do uso indevido dessas substâncias (que afetam tanto o indivíduo como a sociedade), destacando a importância da prevenção e do tratamento.

Estudos realizados têm constatado que o consumo de drogas vem aumentando no Brasil e no mundo. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 269 milhões de pessoas no mundo usaram drogas só no ano de 2018, verificando-se um aumento de 30% em comparação com 2009.

O número de mortes vinculadas ao consumo de drogas também cresceu. Segundo estimativas da ONU, os óbitos subiram de 450 mil, em 2015, para 585 mil, em 2017.

No Brasil, estudos mostram que o aumento do consumo de álcool, entre outras drogas, tem se agravado no contexto da pandemia do COVID-19. Pesquisa realizada nesse período pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em conjunto com outras instituições, verificou que, dos 3.633 participantes, 30% relataram aumento no consumo de álcool e outras substâncias.

Diante da relevância social do tema e em atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFPB, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde - DQVS/CQVSST, apoia o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, alertando e sensibilizando a comunidade universitária e em geral sobre a importância da prevenção e do tratamento referente ao uso indevido de álcool e outras drogas.

PREVENÇÃO

Uma das formas mais eficazes no combate ao álcool e outras drogas é a prevenção.

Nessa perspectiva, há três níveis de prevenção:

• Prevenção primária que visa evitar a primeira experiência em relação ao uso de drogas;

• Prevenção secundária, a qual tem por objetivo evitar que pessoas que já experimentaram ou que fazem uso ocasional de drogas, evoluam para o uso nocivo, e possível dependência;

• Prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Esse tipo de intervenção deve ser realizada por profissionais de saúde, numa perspectiva multidisciplinar.

TRATAMENTO

O tratamento pode ser realizado na rede pública de saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Pronto Atendimento em Saúde Mental - PASM.

Os servidores técnico-administrativos e docentes da UFPB dispõem ainda de atendimento pela equipe da DQVS/CQVSST1, composto por assistentes sociais e psicólogos que realizam acolhimento, orientação e encaminhamento dos casos.

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

________________________

1 No contexto pandêmico, os atendimentos estão sendo realizados de forma remota. As solicitações de agendamento para o Serviço Social e a Psicologia podem ser realizadas através dos respectivos e-mails: dqvs.ssocial@progep.ufpb.br e dqvs.psicologia@progep.ufpb.br.

REFERÊNCIAS

Cresce Número de Mortes Causadas por Consumo de Drogas, diz a ONU. Redação O Estado de S. Paulo. 26 de junho de 2019, 01h19. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,aumenta-numero-de-mortes-causadas-por-consumo-de-drogas-e-mercado-segue-em-expansao-diz-onu,70002888385. Acesso em: 04/02/2021, às 14:00.

Ministério Público do Estado do Paraná. Coordenação do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas. Relatório Mundial sobre Drogas 2020: Breves Considerações da Coordenação do Comitê do MPPR de Enfrentamento às Drogas. Junho/2020. Curitiba, Paraná.

Pandemia Alterou Hábitos de Consumo de Álcool e Outras Drogas. Por: Samuel Ribeiro dos Santos Neto. 13 DE JULHO DE 2020 COMCIENCIA. Disponível em: https://www.comciencia.br/pandemia-alterou-habitos-de-consumo-de-alcool-e-drogas/. Acesso em:02/02/2021, às 19:30.

Quase 200 mil pessoas morrem por ano pelo consumo de drogas. Disponível em: https://exame.com/mundo/quase-200-mil-pessoas-morrem-por-ano-pelo-consumo-de-drogas/. Publicado em: 14/03/2016 às 09h48. Acesso em:02/02/2021, às 20:00.

Relatório Mundial sobre Drogas 2020: consumo global de drogas aumenta, enquanto COVID-19 impacta mercados, aponta relatório. Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2020/06/relatrio-mundial-sobre-drogas-2020_-consumo-global-de-drogas-aumenta--enquanto-covid-19-impacta-mercado.htm. Acesso em: 01/02/2021, às 19:30.

Serviço Social- SIASS/DQVS/CQVSST