Notícias
Dia Mundial do Sono
Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono que se comemora anualmente na sexta-feira antes do equinócio da primavera de cada ano (a data exata muda anualmente, mas sempre na sexta-feira), em cerca de 80 países do mundo e chama a atenção para a importância do sono regular diário.
O Dia Mundial do Sono visa alertar tanto os profissionais de saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade.
São muitas as doenças associadas ao sono de má qualidade, dentre elas, obesidade, doenças cardíacas, depressão, diabetes, problemas de raciocínio e memória e a Doença de Alzheimer. Os estudos recentes mostram que o sono ruim vai “despertando” esta última, sendo este o principal fator predisponente para esta doença.
No ano de 2021 já foi verificada a piora da qualidade do sono de forma geral na população relacionada ao período de pandemia.
A pandemia tem provocado aumento de ansiedade (sintoma causador de distúrbio do sono), assim como mudança de rotina, aumento das preocupações e dificuldade de realização de atividade física (fator promotor de qualidade do sono).
Dessa forma, alguns hábitos de HIGIENE DO SONO como criar uma rotina de horário para dormir e acordar e evitar tirar cochilos durante o dia ajudam a cuidar do nosso sono.
Existem outros hábitos de HIGIENE DO SONO que devem ser praticados por todos, a fim de melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são: ter um ritual antes de deitar, evitar estimulantes (ex: café) após às 18 horas, ter um ambiente calmo e escuro para dormir e, agora, nos tempos das “telas”, evitar utilizar computador, celular e afins logo antes de dormir.
É importante saber que um adulto entre 18 e 65 anos deve dormir entre 7 e 9 horas ao dia e após tal período de sono deve se sentir descansado para iniciar um novo dia.
Preocupada com a saúde mental e qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes, especialmente em tempos de pandemia e consequentemente isolamento social, a PROGEP/CQVSST/DQVS alerta: Fiquemos atentos à qualidade do nosso sono. Possíveis problemas com nosso sono deve-nos despertar para buscar ajuda.
A Medicina do Sono é, atualmente, reconhecida como área de atuação específica para quatro especialidades médicas: Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Neurologia e Pneumologia.
Referencias:
- https://worldsleepsociety.org/
- Sleepresearch in 2020: COVID-19-related sleepdisorders – The Lancet
- www.abmsono.org