Notícias
Dia Mundial da Obesidade
Obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o diagnóstico através do índice de massa corporal (IMC), que é calculado utilizando a altura e o peso do indivíduo (IMC = peso (kg) / altura (m)2).
De acordo com a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
São inúmeros fatores que contribuem para o aumento desse índice. A correria do dia a dia tem interferido diretamente na qualidade da alimentação da família brasileira, uma vez que as comidas mais rápidas e mais calóricas acabam sendo a preferência pela praticidade. Além disso, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos também podem ser causas da obesidade.
As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes em crianças e adolescentes, afetando pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, distúrbios músculo-esquelético e várias formas de câncer.
O período de isolamento social imposto pelo coronavírus pelo qual estamos passando tem impactado e gerado mudanças na rotina das pessoas dentro dos ambientes domiciliares. Quando se passa tanto tempo confinado em casa a tendência é comer mais e fora de horário. A oferta de alimentos é maior pela proximidade com a geladeira ou a despensa e a ansiedade também é inimiga fazendo com que a comida seja um atalho para se buscar equilíbrio emocional.
Por ocasião do Dia Mundial da Obesidade, a OMS incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançarem e manterem um peso saudável, realizarem tratamento adequado e reverterem a crise da obesidade. O tratamento ideal é constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos. Para as crianças, o incentivo dos pais para uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas é de extrema importância. No contexto familiar, a expectativa é que mudanças positivas na rotina do adulto, automaticamente sejam seguidas pelas crianças.
A PROGEP/CQVSST/DQVS chama a atenção de sua comunidade acadêmica para este dia e reforça que a obesidade é uma doença que pode ser tratada e prevenida.
Fonte: Organização Mundial de Saúde, World Obesity Day, Ministério da Saúde