Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Junho Vermelho
conteúdo

Notícias

Junho Vermelho

publicado: 07/06/2021 17h22, última modificação: 07/06/2021 17h22

O Junho Vermelho é uma campanha nacional, criada no ano de 2015 com o intuito de conscientizar as pessoas a respeito da importância da doação de sangue, aumentando o número de doadores no Brasil, bem como o estoque dos bancos de sangue no país.

O mês de junho foi escolhido por dois motivos – o primeiro é por conta do dia 14 deste mês, no qual é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue; o segundo é em razão das baixas temperaturas climáticas e da temporada de férias escolares, quando aumentam as viagens e os bancos de sangue registram uma queda de até 30% no volume de doações.

Para que um país tenha um estoque seguro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 3 e 5% da população devem ser doadores de sangue. No Brasil, esse percentual atualmente não chega a 2%.

A situação vem se agravando em meio à pandemia de Covid-19, tendo em vista que os doadores não estão indo aos hemocentros, com o justo receio de se contaminarem com o novo coronavírus, o que deixa os bancos de sangue com os estoques ainda mais baixos.

Preocupada com a situação, neste mês em que se celebra o Junho Vermelho, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS), vem despertar a comunidade universitária para esse ato que salva vidas, e, destaca a importância da doação de sangue não apenas durante esse mês, mas também ao longo de todo o ano, com o objetivo de manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hemocentro da Paraíba lançaram, na quarta-feira (12/05), em João Pessoa, a campanha UFPB pela Vida, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de doação de sangue para ampliar o estoque dos bancos de sangues. O início da campanha se estenderá pelo ano inteiro e deverá resultar na abertura de um posto de coleta permanente no campus de João Pessoa, conforme informações dispostas no site oficial da UFPB. O Hemocentro da Paraíba atende às unidades hospitalares públicas e privadas de todo o Estado, e para garantir a distribuição de sangue, é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência. O Hemocentro precisa de uma média diária de 200 a 210 doações. Além disso, o banco está com estoques zerados nos tipos sanguíneos AB negativo e A negativo.

O Hemocentro informa que as unidades redobraram os cuidados e seguem os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e SES/PB para garantir a segurança dos doadores e ampliar à prevenção de contágio da Covid-19 nos ambientes da unidade. O agendamento para doação foi adotado como forma de prevenção a Covid-19, pois evita aglomerações. Na capital, o agendamento pode ser realizado por mensagem no telefone (83) 3133-3473. Para Campina Grande o telefone é o (83) 3344-5475.

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, o artigo 97 da Lei nº 8.112/1990 concede aos servidores públicos a dispensa de um dia de trabalho para doação de sangue.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Doe sangue! Vidas dependem de você!

Saiba o que é preciso para ser um doador:

- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
- pesar no mínimo 50kg;
- ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- evitar alimentação exagerada e gordurosa, nas 3 horas que antecedem a doação;
- apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
- para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
- quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses;

* Candidatos à doação que tiveram Covid-19, estando totalmente sem sintomas da doença, podem doar sangue 30 dias após a cura.

* Candidatos vacinados contra Covid-19 podem doar: 48 horas após vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), 7 dias após vacina Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), e 7 dias após vacina da Pfizer/BioNtec.

Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro no 3133-3473.

Fonte:

https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/pb/paraiba/noticia/2021/04/28/com-baixo-estoque-de-sangue-hemocentro-da-paraiba-pede-doacoes-para-antes-do-feriado.ghtml
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/06/02/junho-vermelho-incentiva-a-doacao-de-sangue-em-meio-a-pandemia
https://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2021/Marco/incentivo-campanhas-de-doacao-de-sangue-e-plasma-continuam-durante-a-pandemia-de-covid-19
https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/campanha-ufpb-pela-vida-e-lancada-no-hemocentro-da-paraiba
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/covid-19-doacoes-de-sangue-caem-20-e-governo-lanca-campanha
https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/institucional/hemocentros