Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > A saúde nutricional dos servidores durante a quarentena
conteúdo

Notícias

A saúde nutricional dos servidores durante a quarentena

publicado: 05/06/2020 12h32, última modificação: 05/06/2020 12h34

A pandemia do Coronavírus (COVID-19) especialmente em função do isolamento social necessário, trouxe novas configurações de trabalho, interação e também mudanças de hábitos relacionados a alimentação. Neste cenário, pensar e falar sobre a importância da alimentação e nutrição tem sido relevante, uma vez que uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde e o sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações.

Um dos motivos de preocupação são as informações que circulam nas redes sociais com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo da nutrição. Alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos) estão sendo apresentadas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico.

Entretanto, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) informa que não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações milagrosas. Uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. É importante compreender que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas.

Neste sentido, o CFN destaca as seguintes recomendações à população em geral: 

1) Adote rigorosamente as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelo Ministério da Saúde; 

2) Fuja de promessas milagrosas envolvendo alimentos e terapias nutricionais; 

3) Acesse informações sobre alimentação de fontes confiáveis; 

4) Conheça o Guia Alimentar para a População Brasileira https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf 

5) Se desejar orientação nutricional, procure um Nutricionista. 

Pensando na saúde nutricional dos servidores, a Progep através da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde, oferta orientação nutricional online para os servidores técnico-administrativos e docentes durante o período de isolamento social. O servidor interessado deverá agendar um horário através do e-mail anacaroliny@progep.ufpb.br com os seguintes dados: Nome completo, matricula SIAPE, setor de trabalho, contato de telefone e e-mail pelo qual deseja ser contatado caso não seja o e-mail pelo qual enviou a mensagem. Após o contato inicial, o servidor receberá resposta com os horários disponíveis para atendimento e, posteriormente, o link para acesso do ambiente virtual.