Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > UFPB abre 150 vagas para especialização gratuita em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo

Notícias

UFPB abre 150 vagas para especialização gratuita em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica

publicado: 29/08/2025 18h23, última modificação: 29/08/2025 18h23
As inscrições devem ser feitas de 25 de setembro até 5 de outubro

UFPB abre 150 vagas para especialização gratuita em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou edital para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EAD). A seleção visa o ingresso de novos alunos para o ano letivo de 2025, com 150 vagas disponíveis, distribuídas em cinco polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A especialização é totalmente gratuita, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do edital UAB/CAPES nº 25/2023, e conta com o apoio da Superintendência de Educação a Distância da UFPB (SEAD).

As inscrições devem ser feitas de 25 de setembro até 5 de outubro de 2025, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na seção “Processos Seletivos – Lato Sensu”. Além da ficha de inscrição e documentos pessoais, os candidatos devem apresentar comprovante de graduação, currículo Lattes com comprovações, carta de intenções e demais itens listados no edital.

As vagas estão distribuídas nos polos da UAB nos seguintes municípios: Cabaceiras - PB (30 vagas), Cuité de Mamanguape - PB (30 vagas), Esplanada - BA (30 vagas), Limoeiro - PE (30 vagas), Ubajara - CE (30 vagas).

Do total, 135 vagas são destinadas à comunidade em geral e 15 para servidores e professores da UFPB. Além disso, 45 vagas (30%) são reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais, conforme política de ações afirmativas da universidade.

A seleção será feita em duas etapas: avaliação do currículo Lattes e histórico escolar (peso 3) e análise da carta de intenções (peso 7). Os candidatos devem justificar na carta por que desejam cursar a especialização, como o curso se relaciona com sua atuação profissional e demonstrar domínio da norma culta.

A divulgação das inscrições homologadas está prevista para o dia 08 de outubro, com resultado final em 19 de novembro.

A especialização busca qualificar profissionais para atuar com metodologias e práticas pedagógicas específicas da educação a distância no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Informações adicionais estão disponíveis no site do CAVN, ou podem ser acessadas pelo e-mail posgraduacaoeadnaeptcavn@gmail.com ou pelo telefone (83) 3533-5800 (Ramal 5826 / 5827).

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Marta França
Ascom/UFPB