Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > Pós-Graduação em Saúde Coletiva divulga edital para seleção de mestrado 2026
conteúdo

Notícias

Pós-Graduação em Saúde Coletiva divulga edital para seleção de mestrado 2026

publicado: 15/10/2025 18h02, última modificação: 15/10/2025 18h02
Solicitação de isenção da taxa vai até o dia 24 deste mês

 Pós-Graduação em Saúde Coletiva divulga edital para seleção de mestrado 2026

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o edital do processo seletivo para o curso de Mestrado, com entrada no primeiro período do ano letivo de 2026. A isenção da taxa de inscrição, válida para candidatos que atendem aos critérios previstos no edital, pode ser solicitada até o dia 24 de outubro. 

O período de inscrição no processo seletivo será de 10 a 17 de novembro, no SIGAA da UFPB.O valor da taxa é de R$ 85,93 e o pagamento deverá ser realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada automaticamente na etapa final de inscrição.

Serão oferecidas 25 vagas, nos termos da Resolução que regulamenta o Mestrado. Do total de vagas oferecidas, 20% (5) serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

Podem se inscrever para o Mestrado portadores de diploma de curso superior e concluintes de cursos de graduação da área da saúde e áreas afins, reconhecidos pelo MEC. Os discentes concluintes deverão comprovar a conclusão do curso de graduação no ato da matrícula por meio de diploma ou certidão de conclusão do curso de graduação.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova escrita; análise do pré-projeto de pesquisa; e análise curricular, sendo as duas primeiras etapas de caráter eliminatório e a terceira etapa classificatória.

Informações e detalhes no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus I da UFPB, em João Pessoa-PB, pelo e-mail ppgsc@ccs.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3048-8564, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.  

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto:  Milena Dantas