Notícias
UFPB tem 10 projetos selecionados no Programa Aceler.AI Deep Techs PB
Dez projetos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados no Programa de Aceleração Aceler.AI Deep Techs PB, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), em parceria com o Centro de Competência Embrapii Virtus/UFCG (Virtus-CC) e com o apoio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova).
No resultado divulgado nesta quinta-feira (9), 20 projetos foram escolhidos para a fase de Pré-Aceleração, que acontece até janeiro de 2026, com capacitações e mentorias gratuitas, promovidas pela Virtus-CC e pelo Sebrae-PB. Estão participando desta primeira edição do Programa a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
A próxima e última etapa do Aceler.AI, para qual serão selecionados somente 10 equipes, é a fase de Mercado, programada para ocorrer de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2027, com assessoramento para que cada grupo apresente ao mercado, a primeira versão do produto que desenvolveu – um software, por exemplo –, em categorias como inteligência artificial e biotecnologia.
O Programa Aceler.AI busca estimular o desenvolvimento de startups de base científica (Deep Techs) na Paraíba, a partir do potencial de inovação que pulsa nas universidades e institutos de pesquisa. Ele foi lançado no último mês de setembro, em eventos realizados nas três instituições de ensino superior participantes.
Desde então, com apoio da Inova-UFPB, as equipes da universidade participaram de um Meetup, evento para troca de experiências sobre como transformar pesquisas em negócios de impacto, e da etapa de Ideação, em que foram realizadas duas edições de Bootcamp nos campi de João Pessoa (foto abaixo) e de Rio Tinto, capacitações conduzidas pela Virtus-CC.
O avanço dos projetos da UFPB na fase de Pré-Aceleração tecnológica pode ser determinante para que a universidade tenha mais startups incubadas por meio do Programa de Incubação, gerido pela Agência Inova. O Programa é aberto a alunos, docentes e técnicos administrativos da universidade.
Equipes da UFPB selecionadas para a fase de Pré-Aceleração:
Bioquanta (Quanta)
Nano Health Solutions
Open Analitycs
Utouch
Manguebytes (Amplimedi)
Gestfrux (Fila Direta)
Predict Supply (Prediction Chain)
Safe Food Uvc
Solar Clean
Clean Light