Notícias
UFPB amplia rede internacional com novas parcerias em cinco países

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência de Cooperação Internacional (ACI), firmou novos acordos de cooperação internacional com instituições de ensino superior da Espanha, Argentina, Estados Unidos, Chile e Portugal. As parcerias têm o objetivo de fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio acadêmico, ampliando as oportunidades de internacionalização para estudantes, docentes e pesquisadores da UFPB.
Na Espanha, a UFPB assinou um acordo com a Universitat de València, uma das universidades mais tradicionais da Europa. O convênio prevê ações conjuntas nos três ciclos do ensino superior, com intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, além da realização de atividades científicas e culturais de interesse mútuo.
Na Argentina, a UFPB firmou dois acordos com a Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS). Um Acordo Geral de Cooperação Acadêmica, que amplia a colaboração em ensino, pesquisa e extensão, e um Convênio Específico para Intercâmbio, que possibilitará a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores entre as instituições.
Com os Estados Unidos, a UFPB estabeleceu uma parceria com a San Diego State University (SDSU), localizada na Califórnia. O Acordo de Cooperação prevê oportunidades de intercâmbio acadêmico, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação, realização de programas acadêmicos de curta duração e atividades virtuais no formato Collaborative Online International Learning (COIL).
Já no Chile, foram assinados dois novos instrumentos de cooperação com a Universidad de Talca (UTALCA) — um Acordo Geral de Cooperação Acadêmica e um Acordo Específico para Intercâmbio de Estudantes e Professores. As ações visam promover o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a formação de docentes e pesquisadores.
Em Portugal, a UFPB firmou um convênio internacional com o ISLA-Santarém – Instituto Politécnico, com duração inicial de cinco anos. A parceria prevê o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão, a criação de programas de dupla titulação e cotutela de teses, além da promoção de eventos científicos e culturais.
Para acompanhar esses e outros acordos acompanhe a página oficial da ACI no site ou pelo perfil do Instagram.
