Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre seleção para supervisor acadêmico do Mais Médicos para o Brasil
conteúdo

Notícias

UFPB abre seleção para supervisor acadêmico do Mais Médicos para o Brasil

publicado: 14/10/2025 10h03, última modificação: 14/10/2025 10h03
Universidade é uma das instituições supervisoras do projeto na Paraíba

UFPB abre seleção para supervisor acadêmico do Mais Médicos para o Brasil

Estão abertas, até o próximo dia 19 de outubro, as inscrições do processo seletivo simplificado para supervisor acadêmico do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O intuito da seleção é formar um cadastro de reserva de profissionais que vão realizar a atividade de acompanhamento de médicos que atuam em diversos municípios da Paraíba, incluindo a Região Metropolitana e cidades do Brejo.

Para se candidatar, é preciso ter, entre outros requisitos exigidos, a graduação em Medicina. Médicos que já estejam atuando no mesmo Programa ou no Programa Médicos pelo Brasil, por exemplo, não podem participar da seleção. Docentes da UFPB podem se candidatar desde que a carga horária máxima atribuída ao professor não ultrapasse oito horas semanais. A lista de requisitos e vedações está publicada no edital da seleção.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico, disponível na página do Centro de Ciências Médicas da UFPB. As candidaturas serão avaliadas em duas etapas – a “Avaliação de Currículo” (1ª etapa) e a “Avaliação de Carta de Intenção e Proposta de Trabalho” (2ª etapa) –, que ocorrerão entre novembro e dezembro. A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para o dia 20 de dezembro.

De acordo com Ricardo Soares, professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB) e tutor do Projeto Mais Médicos na universidade, há uma expectativa de aumento na quantidade de médicos acompanhados pela UFPB no Projeto, por isso a necessidade de se compor um cadastro de reserva para supervisor acadêmico. Atualmente, são cerca de 170 profissionais da Medicina atuando no Projeto em 39 municípios paraibanos, sob a supervisão acadêmica de 17 médicos.

Esse acompanhamento da formação pedagógica dos médicos integrantes do PMMB inclui discussões sobre temas relevantes relacionados à atenção básica à saúde e a realização de oficinas pela UFPB. “O supervisor acompanhando o médico melhora a qualidade do atendimento, a satisfação do próprio médico em relação ao Programa, e também melhora o funcionamento geral do Programa, desde o apoio clínico ao apoio à qualificação do cuidado, que é nossa função primordial”, defendeu Ricardo Soares.

O número de supervisores convocados no cadastro de reserva formado será definido pelo governo federal, por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde. Os selecionados vão receber uma bolsa em cada mês de atuação, no valor de R$ 4 mil mensais.

Mais detalhes sobre a seleção dos supervisores acadêmicos estão disponíveis no edital, publicado no Boletim de Serviços da UFPB (página 7 do documento) e na página do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB).

O Programa - Criado no âmbito do Programa Mais Médicos, o PMMB possibilita o provimento emergencial de médicos para atuarem na Atenção Primária à Saúde (APS). O Mais Médicos para o Brasil tem instituições supervisoras em todo o Brasil, a quem cabe o acompanhamento dos médicos que atuam no Projeto. Na Paraíba, a UFPB foi homologada como uma dessas instituições no segundo semestre de 2023.

* * *
Texto: Milena Dantas
Fotos: Freepik e Divulgação