Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Promoção de museus universitários é tema de reunião entre órgãos estaduais e nacionais na UFPB
conteúdo

Notícias

Promoção de museus universitários é tema de reunião entre órgãos estaduais e nacionais na UFPB

publicado: 03/10/2025 15h16, última modificação: 03/10/2025 15h16
Finalidade foi discutir e fomentar parcerias em defesa desses patrimônios

Promoção de museus universitários é tema de reunião entre órgãos estaduais e nacionais na UFPB

Na tarde dessa quinta-feira (02), o I Fórum de Museus da UFPB realizou uma reunião interinstitucional para discutir políticas e ações de promoção dos museus universitários da Paraíba. A pró-reitora de Extensão, Bernardina Freire, que presidiu o encontro, afirmou que a finalidade foi discutir e fomentar parcerias em defesa dos museus universitários.

Bernardina destacou que os museus e coleções das universidades atuam não só na educação do corpo discente, como também da sociedade como um todo e que, por isso, é necessário um esforço coletivo para garantir a preservação desses espaços. “De forma pioneira, a UFPB faz um chamamento para unir esforços em torno do campo museal paraibano.”

A reitora Terezinha Domiciano esteve presente na reunião e falou sobre a dificuldade de manter os museus e espaços físicos devido à falta de matriz orçamentária própria para esse fim. “Essa é uma grande dificuldade, pois precisamos de recursos para fazer pelo menos a manutenção desses patrimônios. Temos outro problema que é a falta de pessoal especializado. Então é necessário um conjunto de ações para sanar isso”, salientou.

A UFPB possui em seu quadro de servidores técnico-administrativos, apenas duas museólogas e possui cerca de 25 unidades museais, entre museus, coleções visitáveis e espaços expositivos. “Temos muito acervos que estão guardados graças à responsabilidade dos servidores desses locais, mas que poderiam ser melhor aproveitados se a sociedade pudesse ter acesso”, defende a reitora.

Parcerias

O coordenador da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Josealdo Tonholo, esteve na reunião e fez a palestra de abertura dos trabalhos. Ele é reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e parabenizou a UFPB pela iniciativa de promover o I Fórum de Museus para debater a situação e soluções para a área. “Hoje, na Andifes, a grande discussão é sobre como manter o Sistema de Museus funcionando, já que as universidades não têm nenhum orçamento específico para museus”, afirmou, corroborando com a inquietação da reitora da UFPB.

A atividade contou com a presença de representantes de diversas entidades estaduais e nacionais como UFCG, IFPB, UEPB, Secretaria de Cultura e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba, Conselho Regional de Museologia (COREM), Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Ministério da Cultura.

* * *
Texto: Lis Lemos - Comunicação/Proex
Fotos: Marta França