Notícias
Projeto de extensão da UFPB recebe menção honrosa no IV Prêmio Anpocs de Extensão Universitária

O projeto de extensão “Jovens escritoras periféricas (oficina literária)”, desenvolvido pelo grupo Agreste-PB: Literaturas e Pesquisas Sociais Periféricas, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu menção honrosa no IV Prêmio Anpocs de Extensão Universitária.
A premiação foi anunciada em cerimônia conduzida pelo diretor de Publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), professor Mário Medeiros (Unicamp), no último dia 17, com transmissão disponível no canal da instituição no YouTube.
A ação premiada é uma iniciativa continuada que surgiu a partir das investigações do projeto “Pesquisa social periférica: o que é e como se faz” e foi inicialmente proposta em articulação com a disciplina “Literatura periférica e escrita sociológica”, ofertada como tópico especial no PPGS-UFPB, no segundo semestre de 2024. Desde o início de 2025, o projeto tem promovido duas edições anuais de oficinas literárias voltadas para jovens mulheres de contextos sociais periféricos, com foco na escrita e na reflexão sobre suas vivências e realidades sociais.
As oficinas são realizadas de forma remota e estruturadas em três módulos: “O circuito social da palavra”, “O manejo entre o social, a palavra e a iniciação textual” e “Consciência do modo de se dizer na escrita”. As produções finais das participantes são reunidas em volumes da coleção Jovens escritoras periféricas, editada pelas Edições Agrestinas (projeto editorial independente do grupo) em parceria com a Editora Fi. O primeiro número, intitulado “Mundos sociais que nos habitam”, será publicado ainda em 2025, na série Literaturas, estudos sociais e ensaios periféricos.
Na primeira edição deste ano, 47 jovens de todo o país se inscreveram, sendo 32 entrevistadas e 15 selecionadas para participar da oficina. As participantes representaram as seguintes unidades da federação: Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará, Piauí, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
A equipe responsável pelo projeto é composta por Marcio Sá (coordenador), Ana Carolina da Silva Lemos Araujo (ministrante), e pelas monitoras Marcela Ellen Penna Fernandes, Dayanne Costa Fideles, Thamires Pinto Pimentel e Andreza de Andrade Briano, todas egressas de edições anteriores da oficina.
Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site agreste-pb.org, pelo e-mail agresteufpb@gmail.com ou no perfil do grupo no Instagram: @agrestepb.
* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui com informações do grupo Agreste PB
Foto: Angélica Gouveia
