Notícias
Manteiga da terra e doce de leite cremoso desenvolvidos pela UFPB são premiados
Uma manteiga da terra e um doce de leite cremoso desenvolvidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram premiados, respectivamente, com as medalhas de bronze e de prata, no XIX ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados), maior evento itinerante da cadeia do leite no Nordeste, que aconteceu entre 11 e 13 de setembro, em Quixadá, no Ceará.
Os produtos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (PDLAT), Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA/CAVN), em Bananeiras, com participação da coordenadora do PDLAT, a professora Fabiana Beltrão, o queijeiro Daniel Ubirânio e a pesquisadora Laíza Soliely, do Grupo de Estudos em Laticínios.
A manteiga da terra e o doce de leite cremoso competiram com mais de 600 produtos, em concurso que analisou características sensoriais dos laticínios, como textura e sabor. Segundo a professora Fabiana, já é o terceiro ano consecutivo que o laboratório ganha prêmios em diferentes competições, o que, para ela, é resultado dos esforços e dedicação de seus pesquisadores.
A produção de laticínios faz parte das atividades dos cursos técnico e de bacharelado em agroindústria, nos quais há vários laboratórios envolvidos, inclusive o PDLAT. “Esse reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido aqui mostra que estamos no caminho certo”, diz Fabiana.