Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório PDLAT da UFPB acumula prêmios em eventos do setor de laticínios
conteúdo

Notícias

Laboratório PDLAT da UFPB acumula prêmios em eventos do setor de laticínios

publicado: 03/11/2025 15h33, última modificação: 03/11/2025 15h33
Produtos premiados foram apresentados ao público na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em João Pessoa

Os produtos desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (PDLAT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam, nos últimos dois meses, 19 prêmios, obtidos em dois eventos do setor de laticínios. O Laticínio Escola PDLAT é vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus de Bananeiras, onde há o Grupo de Estudos em Laticínios (GEL).

A premiação mais recente ocorreu no 3º Concurso de Produtos Lácteos da Paraíba, realizado de 23 a 25 de outubro, em João Pessoa, durante o tradicional Salão do Queijo da Paraíba. Na ocasião, o Laticínio Escola do CCHSA teve 17 produtos premiados, entre bovinos e caprinos.

031120255.png

Em setembro, o PDLAT já tinha conquistado outros dois prêmios no XIX ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que ocorreu em Quixadá-CE, na presença de produtores, pesquisadores e empresários do setor. O PDLAT recebeu uma medalha de bronze pela manteiga da terra e uma medalha de prata para o doce de leite cremoso.

A qualidade desses produtos premiados do Laticínio Escola – fabricados a partir do leite fornecido pelos Laboratórios de Caprinovinocultura e de Bovinocultura do campus de Bananeiras – pôde ser conferida pelo público da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na última semana, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Por meio de um estande montado pelo CCHSA no evento, os visitantes puderam degustar diferentes queijos, iogurte, doces e manteiga.

031120257.png

“As conquistas reforçam a qualidade dos produtos desenvolvidos no CCHSA e valorizam a produção local, fortalecendo o setor de laticínios da Paraíba e impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, comentou a coordenadora do PDLAT, professora Fabiana Beltrão.

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Divulgação/PDLAT