Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB lançam livro infantojuvenil na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB lançam livro infantojuvenil na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

publicado: 10/10/2025 17h27, última modificação: 10/10/2025 17h27
Obra “Medeia e Circe”, adaptada da mitologia grega, foi aprovada em edital de incentivo cultural do Governo da Paraíba

Estudantes da UFPB lançam livro infantojuvenil na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculados à linha de pesquisa Estudos Clássicos e Medievais, tiveram o livro “Medeia e Circe” selecionado para lançamento oficial na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A obra foi contemplada pelo Edital Arte na Garagem, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba.

Os autores são Hamilton Sérgio Nery de Medeiros, doutorando, e Jonathan Faustino de Jesus, mestrando, ambos egressos do curso de Letras Clássicas da UFPB. Publicado originalmente em formato digital pela plataforma Amazon em 2024, o livro ganhará agora sua versão impressa, com lançamento e sessão de autógrafos no dia 12 de outubro (domingo), às 19h, durante a programação da Bienal, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho).

Em Medeia e Circe, os autores adaptam para o público infantojuvenil as histórias das célebres feiticeiras da mitologia grega, explorando valores clássicos em uma linguagem acessível e envolvente. Segundo os autores, esse processo permite “aproximar os leitores mais jovens do rico celeiro cultural da Grécia e Roma antigas. Além disso, a obra Medeia e Circe se destaca pelas ilustrações na temática do Halloween, para conectar elementos da contemporaneidade com a Antiguidade clássica greco-latina, e, desse modo, atrair a atenção desse público aos mitos apresentados”.

A obra também inclui um índice onomástico com deuses e heróis citados na narrativa, oferecendo um conteúdo educativo que pode ser utilizado em atividades de leitura e formação escolar. Para conhecer mais sobre a obra, acesse aqui.

* * *
Texto: Marcel Vieira
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB