Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB conquista medalha de prata nos JUBs Praia 2025
conteúdo

Notícias

Estudante da UFPB conquista medalha de prata nos JUBs Praia 2025

publicado: 09/09/2025 15h16, última modificação: 09/09/2025 15h18
UFPB também teve representantes no basquete 3x3

Estudante da UFPB conquista medalha de prata nos JUBs Praia 2025

A estudante-atleta Ana Carolina Damasceno Vigiani, da graduação em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conquistou uma medalha de prata histórica para a instituição na modalidade Aquathlon dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia 2025), realizados em João Pessoa, entre 31 de agosto e 7 de setembro.

A prova de Aquathlon ocorreu no dia 5 de setembro, na arena montada na praia de Tambaú, em frente ao Busto de Tamandaré, cartão-postal da capital paraibana. A prova feminina foi disputada por 16 atletas, em um percurso de 1 km de natação seguido de 2,5 km de corrida.

Ana Carolina alcançou o segundo lugar com o tempo de 31 minutos e 08 segundos, ficando atrás apenas da representante da Universidade da Amazônia (UNAMA/Pará), que completou a prova em 29 minutos e 32 segundos. A atleta da UFPB superou concorrentes de diversos estados, como São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Alagoas, Santa Catarina, Ceará, Amapá, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.

A estudante contou que, desde o início do ano, quando soube que a modalidade estaria no programa da competição, começou a se preparar com disciplina para alcançar esse resultado.

“Fiquei bem empolgada porque eu fazia triathlon, então já tinha uma certa familiaridade com a natação e a corrida. Organizei minha rotina para voltar a treinar as duas modalidades e aproveitei para colocar meus estudos em prática. Sou estudante de Educação Física, então eu mesma montei meu planejamento para essa competição, tanto dos treinos de corrida e natação quanto da preparação física”, explicou.

A rotina intensa conciliava treinos de natação de duas a três vezes por semana no horário de almoço e treinos de corrida de três a quatro vezes às 5h30, antes das aulas.

“Era bem cansativo, mas nas vésperas da prova eu me senti preparada e já estava satisfeita com o trabalho que tinha feito, independentemente do resultado. As condições do mar não estavam fáceis para nadar, a natação foi bem difícil e saí da água em 5º lugar. Apesar do cansaço, treinei para esse momento. Consegui dar meu máximo e fazer uma boa corrida, que me permitiu alcançar o 2º lugar”, relatou.

Para Ana Carolina, mais do que a medalha, a conquista representou superação pessoal e a comprovação de que o esforço valeu a pena.

“A melhor parte foi a sensação de dever cumprido, não é fácil conciliar os treinos com a vida de estudante. Mas no momento em que cruzei a linha de chegada soube que todo o esforço valeu a pena e ver que, além do pódio, a preparação me tornou uma pessoa mais forte e capaz é muito recompensador. Senti orgulho de trazer essa medalha para a Paraíba e espero que essa conquista possa chamar atenção para mais suporte da universidade aos estudantes que se esforçam diariamente para continuar praticando e desempenhando nos esportes”, afirmou a atleta.

Para o professor Mateus Finco, dirigente da equipe da UFPB, a medalha conquistada por Ana Carolina tem grande valor simbólico.

“A conquista da medalha de prata da estudante-atleta Ana Carolina Vigiani carrega uma representatividade muito importante para alavancar mais investimentos e suporte no desporto universitário. É urgente que avancemos em políticas de incentivo que contemplem tanto o aspecto financeiro, como bolsas, quanto o aspecto educacional, garantindo que esses atletas tenham condições de conciliar desempenho acadêmico e esportivo”, afirmou Mateus Finco.

Além do destaque no Aquathlon, a UFPB esteve presente no JUBs Praia com a equipe feminina de Basquete 3x3, formada por Clarice Nascimento Gomes (Engenharia Química), Maria Eduarda Santos de Oliveira (Direito), Maria Giovanna Inácio de Oliveira (Arquitetura e Urbanismo) e Nathalia Veríssimo de Medeiros (Direito). Tarcila Oliveira, capitã da equipe de basquete da UFPB, participou dos treinamentos pré-competição junto com a equipe do Basquete 3x3 e, no JUBs praia, atuou como dirigente da Federação Paraibana de Desporto Universitário.

As atletas conquistaram a vaga para o torneio nacional após vencerem a etapa estadual dos Jogos Universitários Paraibanos (JUPs). Na competição dos Jubs praia enfrentaram equipes de 19 estados, mas acabaram eliminadas na fase de grupos. Apesar disso, receberam elogios de árbitros locais pelo crescimento técnico apresentado entre a fase estadual e a nacional.

O JUBs Praia 2025, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Paraibana de Esportes Universitários (Fapesu), reuniu mais de 2 mil atletas de todas as regiões do Brasil. Foram disputadas 14 modalidades, entre elas Águas Abertas, Aquathlon, Basquete 3x3, Beach Hand, Beach Soccer, Beach Tennis, Beach Wrestling, Cross Training, Futevôlei, Futmesa, Skate, Surf, Vôlei de Praia e Vôlei Misto 3x3.

Delegação da UFPB vai participar dos JUBs em Outubro

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2025 serão realizados em Natal, no Rio Grande do Norte, de 5 a 19 de outubro. O evento, o maior do desporto universitário da América Latina, reunirá mais de 6.500 atletas em diversas modalidades. Vinte e um representantes da UFPB devem participar da competição.

As modalidade que serão disputadas por alunos da UFPB são: Judô Feminino (duas atletas), Judô masculino (um atleta), Xadrez Masculino (dois atletas), Natação (dois atletas) e Cheerleading (12 atletas e um técnico), e Acadêmico (dois atletas).

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Divulgação