Notícias
Curso de hotelaria da UFPB recebe nota 5 em avaliação do MEC
Pela primeira vez, passados quase 20 anos desde sua criação, o curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu a nota 5 (nota máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Vinculado atualmente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus I, essa é a quarta vez que o curso é avaliado.
Segundo o coordenador do curso, Jefferson Cantalice, alguns dos diferenciais na avaliação do MEC foram elementos relacionados à didática e ao plano de ensino, além da qualidade dos professores e da coordenação. “Nosso corpo docente é diferencial. À exceção de dois docentes, todos são doutores, com muitas publicações na área”, diz Cantalice.
Para ele, o projeto curricular também se destaca, com disciplinas que integram teoria e prática, com metodologias ativas. “Em uma de minhas disciplinas, por exemplo, sobre eventos, os alunos precisam lidar com organização e criação de eventos. Isso ajuda eles a colocar em prática o que aprenderam”, conta.
Essa preparação é sentida na pele pelo estudante Elson de Oliveira. “Sinto que o curso me prepara para o mercado de trabalho no geral, porque, além da hotelaria, vemos de tudo um pouco”, comenta. “Quando entrei no curso todas as minhas skills de fala eram nulas, não conseguia apresentar nem seminários sem ficar nervoso. Mas, graças às metodologias ativas do curso, até ministro oficinas de elaboração de currículo hoje em dia”.
Jefferson acredita ainda que o futuro do curso é ainda mais promissor, porque há previsão de inauguração para 2027 de uma unidade de hospitalidade, que ficará localizada ao lado do Restaurante Universitário. Nela, haverá estruturas como laboratório de recepção e reservas, de governança, de manutenção, entre outras áreas operacionais, fundamentais para a formação dos estudantes.