Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia encontro da Associação Brasileira de Editores Científicos
conteúdo

Notícias

UFPB sedia encontro da Associação Brasileira de Editores Científicos

publicado: 17/10/2025 10h26, última modificação: 17/10/2025 10h28
Evento acontece em novembro no campus I, em João Pessoa

 UFPB sedia encontro da Associação Brasileira de Editores Científicos

Entre os dias 4 e 7 de novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o ABEC Meeting 2025, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). O evento, que celebra os 40 anos da entidade, acontecerá no campus I, em João Pessoa, e reunirá editores, pesquisadores, revisores, bibliotecários e estudantes para discutir os rumos da editoria científica no país.

Com o tema “Avançando na qualificação e inovação da editoria científica”, o encontro abordará tópicos como ética editorial, combate a periódicos predatórios, financiamento de revistas científicas, ciência aberta e inteligência artificial aplicada à publicação científica. A programação inclui minicursos, workshops, mesas-redondas e palestras com especialistas nacionais e internacionais.

Segundo a organização, a realização do ABEC Meeting na UFPB reforça o papel da instituição e da região Nordeste na descentralização das discussões sobre comunicação científica, destacando a diversidade e a relevância da produção acadêmica local.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB