Notícias
UFPB participa de encontro de fortalecimento das Unidades SIASS no Nordeste
Nos dias 23 e 24 de setembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal) da região Nordeste, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN.
Representando a Unidade SIASS/UFPB, estiveram presentes a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mirella Rocha, o coordenador de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho, Lourival Júnior, a diretora da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde, Larissa Teixeira, e o diretor da Divisão de Segurança do Trabalho, André Alves.
Promovido pela Diretoria de Programas de Apoio à Saúde do Servidor (DIPAS/SRT), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o encontro teve como propósito alinhar diretrizes, compartilhar experiências, discutir projetos e atualizações, além de fortalecer a atuação conjunta das Unidades SIASS na região.
A programação foi conduzida pela diretora da DIPAS, Cynthia Beltrão, com a colaboração da coordenadora-geral de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, Isabel Braga, e da chefe da Divisão de Segurança do Trabalho, Tais Porto.
Segundo a Pró-Reitora Mirella Rocha, o evento foi importante para discutir melhorias de sistemas e normativas, bem como apresentar as dificuldades enfrentadas pelas unidades SIASS. Temas como remoção por motivo de saúde, readaptação e políticas de saúde e segurança do trabalho, incluindo avaliação de adicionais ocupacionais, também foram debatidos. Além disso, houve alinhamento de práticas e entendimentos sobre as normativas vigentes, com espaço para sugestões de melhorias ao MGI.
“A participação da Progep/UFPB no encontro favorece o fortalecimento da integração institucional, o alinhamento de entendimentos sobre saúde e segurança do trabalho e a possibilidade de expor demandas diretamente ao órgão central. Isso contribui para a consolidação de políticas mais eficazes, maior segurança jurídica nas ações e a melhoria contínua das ações de qualidade de vida para os servidores”, concluiu Mirella.
* * *
Texto: Marcel Vieira
Foto: Progep/UFPB
Ascom/UFPB