Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Nacional de Vacinação
conteúdo

Notícias

Dia Nacional de Vacinação

publicado: 17/10/2021 08h22, última modificação: 17/10/2021 08h23

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS), lembra que no dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, que tem como principal objetivo a conscientização de toda a população sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças.

Os primeiros estudos e experiências sobre esse importante método de imunização ocorreu em 1789 quando Edward Jenner, médico britânico, observou que algumas vacas tinham feridas em suas tetas semelhantes às provocadas pela varíola no corpo de humanos.

Dessa forma, Jenner resolveu então injetar secreção de uma pessoa do grupo de ordenhadores que apresentava Cowpox em uma pessoa saudável.

A pessoa saudável desenvolveu a doença de uma maneira mais branda e, tempos depois, ao fazer testes com o vírus da varíola, percebeu-se que ela estava imune à doença.

Nascia aí a vacina, termo que, em latim, significa “de vaca”.

Tempos depois, o cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) imortalizou a descoberta de Edward Jenner ao generalizar o termo vacinação, denominando assim, todo tipo de injeção imunizadora para prevenir doenças.

As vacinas são, portanto, agentes imunizadores que previnem doenças. Assim, elas não devem ser usadas como uma forma de cura, sendo essa característica atribuída aos soros terapêuticos.

No Brasil, em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações.

Em seguimento à erradicação da varíola, inicia-se em 1980 a 1ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE, com a meta de vacinar todas as crianças menores de 5 anos em um só dia. O último caso oficial de poliomielite no Brasil ocorreu no estado da Paraíba em março de 1989. Foi a partir desse momento que a vacinação começou a ser incentivada e ampliada no Brasil por meio do PNI. O resultado foi a eliminação de outras cinco doenças: poliomielite, síndrome da rubéola congênita, rubéola, tétano materno e tétano neonatal.

Ao mesmo tempo, desde o final do ano de 2019, a pandemia do coronavírus vem mostrando para o mundo a importância da vacinação no controle de doenças. As bases do PNI foram usadas para dar início à imunização dos brasileiros, mas com uma diferença: a distribuição das vacinas Covid-19 aos estados ocorre semanalmente, de acordo com as entregas dos laboratórios contratados. “O processo de distribuição das vacinas Covid-19 é como de qualquer outro imunizante. O grande diferencial é que, nesse caso, distribuímos as doses de acordo com as entregas dos produtores, pactuado com estados e municípios, dentro da lógica dos grupos prioritários, que possuem maior risco ou maior exposição ao vírus”, explica o secretário do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) Arnaldo Medeiros.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) é o documento orientador desse processo - nele, há a descrição das vacinas usadas no momento, orientações sobre a aplicação das doses, além das estratégias para se atingir o público-alvo da campanha.

Até a data de 08 de outubro de 2021, 149.211.560 vacinas contra a COVID-19 foram aplicadas como 1ª dose e, 97.624.430 de vacinas contra a COVID-19 foram aplicadas como 2ª dose ou dose única.

Portanto, cientistas e estudiosos da área esclarecem que a vacinação é uma excelente estratégia e medida de saúde pública, ajudando a prevenir, mitigar e até eliminar doenças em população de diversas faixas etárias.

Fonte:

  • https://butantan.gov.br/soros-e-vacinas/vacinas. Acesso em 13/10/2021;
  • https://www.gov.br/saude/pt-br/search?SearchableText=vacina. Acesso em 13/10/2021;
  • https://hospitaldocoracao.com.br/novo/midias-e-artigos/artigos-nomes-da-medicina/a-historia-das-vacinas/. Acesso em 13/10/2021;
  • https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-vacinacao.htm. Acesso em 13/10/2021;
  • https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/29/planovacinacaocovid_v2_29jan21_nucom.pdf. Acesso em 13/10/2021;
  • https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/acoeseprogramas. Acesso em 13/10/2021;
  • https://www.conass.org.br/conheca-a-forca-do-pni-e-a-importancia-da-vacinacao-para-o-enfrentamento-de-doencas/. Acesso em 13/10/2021