Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursos da ENAP "Formação Docente e Formação de Instrutores de Capacitação"
conteúdo

Notícias

Cursos da ENAP "Formação Docente e Formação de Instrutores de Capacitação"

publicado: 15/04/2021 15h17, última modificação: 15/04/2021 15h18

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/PROGEP, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/CDP e da Divisão de Educação e Capacitação Profissional/DECP, no uso de suas atribuições, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - Exercício 2021 e o Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, torna pública a programação de cursos na modalidade EaD da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) com inscrições abertas voltados para a FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. Informamos que os cursos da ENAP serão complementares aos cursos de formação continuada ofertados pela PROGEP.

Curso - Formação de facilitadores de aprendizagem

Objetivo: Este curso é destinado aos profissionais que desejam atuar ou aprimorar a sua atuação como facilitador de aprendizagem. O curso foi elaborado para atender as demandas de formação de facilitadores de aprendizagem nas temáticas do agro, mas pode ser estendido aos demais interessados. Este curso abordará conteúdos como: aprendizagem na idade adulta, planejamento de ensino, metodologias de ensino ativas e dicas para a condução de um processo de ensino e aprendizagem. Este curso é autoinstrucional, por isso você poderá realizá-lo no seu ritmo e na hora e local de sua preferência.

Público Alvo: O curso foi desenvolvido com foco em pessoas que atuem, ou desejem atuar, como facilitadores de aprendizagem nas temáticas Agro. Qualquer pessoa pode realizar o curso.

Carga Horária: 40h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141/

Curso - Fundamentos e Metodologias da Educação Corporativa

Objetivo: No cenário globalizado, as organizações governamentais têm percebido os servidores públicos como seu principal ativo, o que faz com que a educação corporativa assuma um papel essencial no desenvolvimento e aprimoramento das competências profissionais. Neste curso, aprenda diferentes métodos e estratégias de ensino aplicadas à aprendizagem corporativa e contribua para o crescimento organizacional.

Público Alvo: Servidores públicos que almejam adquirir competências necessárias para a prática da educação corporativa. Curso é aberto, qualquer interessado pode se inscrever.

Carga Horária: 40h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/271

Curso - Temos que dar aulas remotas... E agora?

Objetivo: As aulas presenciais estão suspensas e temos que dar aulas online. São aulas planejadas para ser presenciais e que precisam ser remotas. Como manter o uso de metodologias ativas nesse formato? Como oferecer cursos inovadores? Como garantir que os objetivos serão alcançados? Neste curso buscamos discutir alguns conceitos, ferramentas e dicas para que você encontre suas próprias respostas.

Público Alvo: Professores e facilitadores da Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Como os desafios são semelhantes, professores de todas as Escolas de Governo e os demais educadores podem igualmente se beneficiar do conteúdo deste curso.

Carga Horária: 10h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313

Course - Active Methodologies

Objetivo: This course is designed to help learners understand the significance of using active methodologies to increase productivity in the classroom. It also aims to provide guidelines for development of na active strategy, along with providing a platform on which learners can share their ideas and critique each other’s work. Click here for a short tutorial that aims to facilitate access to the course for non-Portuguese speaking users.

Público Alvo: Brazilian Civil servants. However, the course is open to all and anyone interested in the subject can enroll.

Carga Horária: 25h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/335

Course - Instructional Design and Tecnology with Articulate Storyline 360

Objetivo: This course is designed to help learners understand the theoretical framework of instructional design, the theory, methods, practice of instructional design using vídeo or storyboards, and the use of Articulate Storyline 360 as an e-Learning tool to create a completed instructional design product. Click here for a short tutorial that aims to facilitate access to the course for non-Portuguese speaking users.

Público Alvo: Brazilian Civil servants. However, the courseis is open to all and anyone interested in the subject can enroll.

Carga Horária: 20h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/337

Curso - Noções Básicas para Coordenar cursos On-line

Objetivo: Este curso apresenta como utilizar ferramentas para a execução de atividades de Coordenação e oferta de cursos on-line. Uma oportunidade para desenvolver competências para atuar como Coordenador Pedagógico em EaD. Os conteúdos dos módulos são fundamentados em conceitos e concepções específicas da modalidade de Educação a Distância.

Público Alvo: Pessoas que atuem, ou venham a atuar, na coordenação pedagógica de cursos a distância. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 20h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/198

Curso - Desenho Instrucional para soluções de capacitações presenciais

Objetivo: Ótima oportunidade para que as pessoas envolvidas em processos de capacitação e formação no serviço público conheçam as características do processo de ensino-aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases que compõem a modelagem de cursos e sua execução. O curso adota como base o modelo sistêmico Desenho de Sistema Instrucional, também conhecido como ADDIE

Público Alvo: O curso Desenho Instrucional destina-se, preferencialmente, a servidoras e servidores públicos dos Três Poderes envolvidos com processos de capacitação nos órgãos da administração pública federal e cidadãos em geral que se interessam por modelagem e execução de eventos de aprendizagem.

Carga Horária: 40h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/250