Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atividades de Capacitação apresentam índices positivos

Atividades de Capacitação apresentam índices positivos

publicado: 23/08/2018 09h18, última modificação: 06/09/2018 09h30

Turma de clima e cultura organizacional.jpg

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba (PROGEP/UFPB) encerrou os cursos “Clima e Cultura Organizacional” e “Etapa Preliminar do Processo de Compras”, que aconteceram no período de 19 de julho a 21 de agosto e de 06 a 17 de agosto, respectivamente, no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP), no Campus I. Já são 25 editais de ações de capacitação publicados, entre ações concluídas e em andamento. O plano de Capacitação para o exercício de 2018 teve início com a execução de suas ações em março por meio da realização do processo seletivo de instrutores internos para o banco de talentos da PROGEP, tendo 59 planos de curso aprovados nas 34 áreas temáticas apresentadas pelo Edital PROGEP 01/2018.

O curso de Clima e Cultura organizacional teve por objetivo promover ações de fortalecimento da cultura organizacional como sustentação de um projeto coletivo institucional, estabelecendo relações de trabalho junto à equipe, pautadas em valores de igualdade, reciprocidade e imparcialidade com atitudes respeitosas na interação com todos os tipos de pessoas.

Já o curso de Etapa Preliminar do Processo de Compras teve a finalidade de capacitar os servidores para execução dos pedidos de compra tanto na etapa anterior (processo físico) quanto na etapa de solicitação junto ao sistema (SIPAC).

Para João Vitor, servidor técnico-administrativo, o curso de Etapa Preliminar do Processo de Compras atendeu as expectativas, adquirindo assim o conhecimento necessário para desenvolver as atividades que desempenha em seu setor de trabalho. “Também adquiri bagagem para um futuro curso de pregoeiro, e os professores têm total domínio do conteúdo e materiais que facilitam na explanação dos assuntos”, acrescentou.

“Pra mim o curso a princípio devido a sobrecarga de coisas eu não queria fazer. Eu não ia vir pro curso, mas quando eu cheguei, senti o clima assim bem diferente, e eu decidi continuar. Eu gostei bastante desde a primeira aula, e o que me parece bem pontual foi essa divisão das atividades e esse estímulo do comprometimento em executar essa atividade. O que a gente fez, o relatório é um suporte, um feedback para nossa equipe de trabalho, mesmo sendo num aspecto micro, pode ser aprofundado em outras pesquisas e levantar as possibilidades. Eu achei muito importante principalmente o fato de levar a sério esse trabalho que a gente desenvolveu aqui e que pode ser colocado em prática”, relatou a técnico-administrativa Alecsandra que concluiu o curso de Clima e Cultura Organizacional.

De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional, Renata Benedito, em 95% das ações de capacitação ofertadas no corrente ano, o número de inscritos ultrapassa o de vagas, confirmando assim o interesse dos servidores nos cursos ofertados e, em alguns casos, gerando a necessidade da oferta de novas turmas. Com o objetivo de facilitar a ampliação da participação dos servidores, uma vez que muitos apresentam dificuldades em se ausentar do setor de trabalho para assistir aulas, a PROGEP/CDP/DECP aumentou a oferta de cursos à distância, tendo uma demanda significativa. A oferta de ações nessa modalidade também tem proporcionado a diminuição do percentual de evasão nos cursos de capacitação. “Nesse cenário reafirmamos o compromisso de toda a equipe em ofertar ações de capacitação com qualidade e que sejam relevantes para o servidor, tanto na sua vida profissional como pessoal”, relatou a diretora.

A oferta dos cursos se dá por meio de editais publicados na página da PROGEP, no endereço: www.progep.ufpb.br.