Notícias
Outubro Rosa 🌸
🌸 O Outubro Rosa é conhecido por ser uma campanha popular de conscientização que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, do câncer do colo de útero. Esse movimento, simbolizado pelo laço cor-de-rosa, vem sendo celebrado mundialmente desde os anos 90, por meio de ações educativas de conscientização e oferta de maior acesso aos serviços de diagnóstico, visando uma redução da taxa de mortalidade.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e por isso, merece tanta atenção. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), 2,3 milhões de novos casos surgem ao ano implicando um crescimento de 24,5%. Na Paraíba, em 2022, foram registrados 330 óbitos por câncer de mama.
Esse tipo de neoplasia caracteriza-se por um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formar um tumor maligno. É uma doença rara em mulheres jovens, mas sua incidência aumenta com a idade e a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem a doença, porém estima-se que eles representam apenas 1% de todos os casos diagnosticados.
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar enrugada, parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Entretanto, deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Durante todo o mês de outubro e novembro, o governo da Paraíba distribuirá 100 fichas por dia para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consulta especializada com mastologista, punções e biópsias mamárias. Os atendimentos serão realizados no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 600, no bairro da Torre, em João Pessoa. Todo exame de mamografia e/ou ultrassonografia realizado pelo Estado nesse período, e que resultar em nódulo mamário suspeito para câncer, receberá atendimento prioritário e imediato, não necessitando de protocolos regulatórios.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS) enfatiza as mensagens da campanha e destaca a necessidade do cuidado integral à saúde por meio da realização do autoexame das mamas e de exames preventivos que podem salvar vidas e tornar o tratamento menos agressivo. 🌸