Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto premiado destaca força do NEEMOC na Educação Emocional
conteúdo

Notícias

Projeto premiado destaca força do NEEMOC na Educação Emocional

O projeto "Olhares sobre uma proposta de formação em Educação Emocional para os/as docentes do Atendimento Educacional Especializado", desenvolvido pela aluna Alyce Liberato, sob orientação da professora Dra. Taísa Caldas, foi premiado na lista dos projetos de Iniciação Científica /UFPB/2024.
publicado: 31/07/2025 09h08, última modificação: 31/07/2025 09h08

 

O projeto "Olhares sobre uma proposta de formação em Educação Emocional para os/as docentes do Atendimento Educacional Especializado", desenvolvido pela aluna Alyce Liberato, sob orientação da professora Dra. Taísa Caldas, foi premiado na lista dos projetos de iniciação científica da UFPB do ano de 2024 recentemente divulgada, em reconhecimento à sua relevância acadêmica e impacto social. Vinculada ao NEEMOC – Núcleo de Educação Emocional, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa contou com financiamento do PIBIC/CNPq e reafirma o papel central das emoções no processo educacional.

O Projeto teve como objetivo promover momentos pedagógicos de formação em Educação Emocional com os/as docentes da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, na Paraíba. A proposta buscou analisar como essas formações podem colaborar para um ambiente emocionalmente mais saudável e contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência, a partir da vivência das competências socioemocionais no cotidiano escolar.

 De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu ações de campo, como formações e entrevistas semiestruturadas com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados apontam que formações em Educação Emocional favorecem a melhoria na interação entre professores e alunos, contribuindo para o desenvolvimento do autoconhecimento, do reconhecimento das próprias emoções e da escuta sensível. Também evidenciam a importância da dimensão emocional no planejamento pedagógico, fortalecendo a prática docente inclusiva e empática.

A premiação do projeto representa não apenas o reconhecimento de um trabalho acadêmico comprometido com a transformação da educação, mas também destaca a importância de integrar a Educação Emocional à formação docente como estratégia fundamental para a promoção de uma escola mais humana, justa e inclusiva.

O NEEMOC, Núcleo ao qual o projeto é vinculado, tem se consolidado como um espaço de referência na articulação entre teoria, prática e políticas públicas em Educação Emocional. Por meio de pesquisas, eventos e projetos de extensão, o Núcleo reafirma a importância de considerar a integralidade do sujeito na educação e de cultivar, na escola, relações mais sensíveis, empáticas e transformadoras.