Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > No concerto desta semana, OSUFPB toca repertório de Francisco Braga, Mozart e Tchaikovsky só para cordas
conteúdo

Notícias

No concerto desta semana, OSUFPB toca repertório de Francisco Braga, Mozart e Tchaikovsky só para cordas

publicado: 23/09/2025 16h32, última modificação: 25/09/2025 13h18

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A Osufpb traz para o concerto desta semana um repertório só para cordas, com obras dos compositores Francisco Braga, W. A, Mozart e P. I. Tchaikovsky. O evento acontece nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e o acesso se dará rigorosamente por ordem de chegada. 

Convém chegar cedo

É importante lembrar que as vagas são limitadas a trezentos lugares, o que corresponde ao limite da Sala. Depois de lotada, ninguém mais poderá entrar por questão de segurança. A recomendação é, portanto, chegar cedo para garantir lugar. Mas é também chegando cedo que o público terá garantida uma fala do maestro sobre as obras que serão apresentadas no concerto, pois, no seu papel de formar plateia, a OSUFPB sempre traz, através do regente convidado, informações que contextualizam as obras executadas na noite. 

O Repertório

Este concerto, que será regido pelo maestro convidado Nilson Galvão, traz obras compostas exclusivamente para cordas compostas por três compositores consagrados da música no cenário sinfônico universal. As peças são “ Fuga”, do compositor carioca Francisco Braga (1868 – 1945),  “Serenata nº 6 em Ré maior, K. 239”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e “Serenata para Cordas em Dó maior, Op. 48”, do russo  Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Como solistas, a OSUFPB destaca quatro de seus músicos. São Rodrigo Eloy, que é spalla da Orquestra; Renata Simões, no violino; Anne Katarinne Leite, na viola; e Victor Mesquita, no contrabaixo. A participação desses músicos como solistas dão a dimensão do nível de excelência dos integrantes dessa Orquestra, que é mantida por uma universidade pública para exaltar a cultura musical para as comunidades de dentro e de fora da instituição, promovendo a formação de plateia e o avanço cultural do estado.

A OSUFPB

A OSUFPB é um grupo cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. 

Atualmente conta vinte e um músicos fixos – dezenove de cordas, uma trompa e um clarinete - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.