Notícias
Concerto da OSUFPB desta semana é show com obra de Tom Drummond
Baixe o programa do concerto clicando AQUI
O concerto da OSUFPB desta semana é com a obra do músico, cantor e compositor Tom Drummond, que interpretará suas canções acompanhadas pela sonoridade de instrumentos sinfônicos. O show, que conta ainda com as participações da cantora Jéssica Cardoso e do saxofonista Jônatas Silveira, começa às 20h00 e acontece na Sala Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB. A entrada é gratuita, obedecendo rigorosamente a ordem de chegada. As vagas são limitadas.
Esta é a quarta vez que Tom Drummond, que também é violoncelista da OSUFPB, faz um concerto com a sua obra acompanhado pela orquestra onde trabalha. O compositor foi quem criou os arranjos para suas próprias canções, envolvendo instrumentos de corda, metais e percussão. São onze músicas, todas também de autoria de Drummond, que serão cantadas por ele, que, no caso, larga seu violoncelo para acompanhar-se ao violão. Além dos diversos músicos convidados para complementar a sonoridade desejada pelo compositor, tocando instrumentos que não contemplam a formação básica da OSUFPB, o concerto conta ainda com as participações especiais de Jéssica Cardoso, como cantora, e Jônatas Silveira, que empunhará seu saxofone.
Para formar o repertório deste concerto, Tom Drummond juntou canções inéditas a outras que defendeu em festivais na Paraíba e em outros estados. Inquieto para desaguar sua criação, o compositor trouxe músicas de sua nova lavra, mesmo já tendo lançado seis álbuns com canções que já conquistaram um público que se mantém fiel ao acompanhar sua carreira.
Show sinfônico
Cumprindo a sua função de formar plateia e diversificar as possibilidades de uma orquestra sinfônica dialogar com um amplo espectro cultural, a OSUFPB, além de tocar obras de compositores consagrados na cena sinfônica universal, também realiza concertos de música popular. Isso vai desde festejos do nosso calendário cultural como o São João, o Natal e o Dia das Crianças, até tributos a grandes nomes da música popular universal como Miles Davis e Beatles. Também faz concertos que exaltam a música popular brasileira, com destaque para a produção criativa de compositores da cena paraibana. Neste contexto, já realizou espetáculos sinfônicos com Daniel Pina, Adeildo Vieira e o próprio Tom Drummond.
Quem é Tom Drummond
Tom Drummond é cantor, compositor e violoncelista, desenvolvendo seu trabalho com trânsito entre o popular e o erudito. Iniciou seus estudos no conservatório Alberto Nepomuceno (CE), sob a tutela da professora Elvira Drummond, passando por vários instrumentos como flauta, piano e violão.
Tem dois bacharelados, um em composição e outro em violoncelo, uma pós-graduação em Práticas interpretativas do Século XX e XXI. Possui seis álbuns gravados e já foi premiado em vários festivais pelo Nordeste. Em sua trajetória composicional, trabalhou com expoentes da música popular brasileira como Nilo Romero, Sacha Amback, Marcos Suzano e Jaques Morelenbaum.
Tom Drummond é hoje violoncelista da OSUFPB. Também é coordenador e idealizador do projeto “OSUFPB para Crianças”, com apresentações direcionadas ao público infantil da rede educacional de João Pessoa, onde compõe e cria diversas obras para fins didáticos.
A OSUFPB
A Orquestra Sinfônica da UFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição.
A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, que é um grupo de arte e cultura vinculado às ações estratégicas da PROEX, conta eventualmente com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.