Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso Participação em Comissões de Heteroidentificação tem inscrições abertas para servidores públicos
conteúdo

Notícias

Curso Participação em Comissões de Heteroidentificação tem inscrições abertas para servidores públicos

publicado: 20/02/2025 09h38, última modificação: 20/02/2025 10h14

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/PROGEP, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/CDP e da Divisão de Educação e Capacitação Profissional/DECP, no uso de suas atribuições, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - Exercício 2025 e o Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, apresenta o  cursoPARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO  na modalidade EAD, ofertado pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). 

O curso possui uma carga horária de 20 horas e tem o objetivo de capacitar profissionais que irão integrar bancas de heteroidentificação, garantindo um processo isento de estereótipos e preconceitos. 

As inscrições estarão abertas para 10 turmas, que ocorrerão entre março e novembro de 2025. Cada turma contará com 35 vagas, proporcionando uma formação especializada sobre a legislação de cotas raciais, a composição e o funcionamento das comissões de heteroidentificação. 

Objetivos do curso 

  • Compreender o perfil das relações raciais no Brasil; 
  • Discutir a importância das Ações Afirmativas no Brasil; 
  • Praticar a empatia no processo de heteroidentificação racial; 
  • Aplicar, por meio de análise de imagens e simulados, o gerenciamento das bancas de heteroidentificação racial. 


Metodologia
 

O curso será oferecido na modalidade remota, com encontros realizados por meio do aplicativo Zoom. As aulas combinarão exposições teóricas e atividades práticas interativas, utilizando ferramentas como Mentimeter e Miro. A Enap adota metodologias ativas para estimular o compartilhamento de saberes e experiências entre os participantes. 

Principais tópicos abordados 

  • Normativos sobre cotas raciais no Brasil; 
  • Compreensão do quesito cor no Brasil, segundo as categorias do IBGE; 
  • Estratégias para o gerenciamento de bancas de heteroidentificação racial; 
  • Barreiras, equívocos e desafios na organização dos procedimentos de heteroidentificação racial; 
  • Discussão sobre desafios regionais no processo de heteroidentificação racial.

Os interessados devem ficar atentos ao calendário de inscrições para garantir sua vaga. Para mais informações, acesse o site da Enap no link: https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2254/.